quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ácido Salicílico

Olá meninas. É comum cada dia mais vermos em cosméticos a frase "Contém Ácido Salicílico", com o aumento nos últimos anos considerável deste princípio em sabonetes, tônicos e cremes de tratamento a indústria cosmética ganha potência em suas fórmulas e garantia maior de tolerância, eficácia e resultados. No geral é usado de 0,5% á 2% nos produtos..segue comigo a leitura nas maravilhas do ácido salicílico.
Então vem comigo ...



Orgânico e pertencente ao grupo dos hidroxiácidos. O nome vem do latim salix, que quer dizer árvore do salgueiro, de onde foi isolado pela primeira vez. O salicílico possui uma série de funções terapêuticas e por isso é também largamente utilizado pela indústria farmacêutica. Nos vegetais, o ácido salicílico é um hormônio, geralmente encontrado sob a forma de éter metílico e atua como retardador do envelhecimento natural das flores, processo conhecido como senescência. Também estimula a resistência individual de algumas espécies vegetais.







As funções do ácido em cosméticos são:
Esfoliante ou Queratolítico: Atua no controle de hiperqueratoses, enfermidades ocasionadas devido ao excesso de queratina na pele, que por sua vez, se torna mais espessa, apresentando descamações, assim o salicílico afina a espessura da pele e dissolve a queratina , desta maneira o ácido cura, melhora ou controla algumas doenças de pele como acne, caspa, dermatite seborreica e psoríase.
Peeling de Ácido Salicílico: É uma técnica bastante utilizada para o tratamento de peles com acne, lesada por efeitos do sol e rugas finas. Também possui propriedades hidratantes. Melhorando assim a condição geral da derme.
Antibacteriano e Antifúngico: Tem o poder de prevenir e eliminar contaminações por bactérias e fungos, deixando a pele mais saudável e livre de agentes que podem trazer diversos malefícios.
Anti-inflamatório: Combate a inflamação dos tecidos e está entre os mais potentes anti-inflamatórios disponíveis no mercado.
Regularizador da Oleosidade: Controla a produção de sebo, garantindo assim menor entupimento dos poros, espinhas entre outros benefícios além de proporcionar uma pele mais bonita diminuindo o brilho.
Poucas pessoas apresentam alergia ao ácido, estima que cerca de 1% da população tem reação negativa tanto com o uso tópico quanto com o oral, mesmo assim vale a pena observar e cogitar tal problema apesar de relativamente raro, quando isso ocorre existe sempre uma saída e um dos substituídos do ácido salicílico é o ácido Mandélico. Cosméticos anti rugas também vem usando o ácido salicílico pelos resultados, estimulando a pele a se renovar e ganhar maior viço, deixa a textura mais regular e jovem, em comparação ao ácido Glicólico o salicílico tem menor taxa de rejeição devido a irritabilidade. 
Benefícios não faltam, às vezes em nossos rituais de cuidado com a pele mais de um produto apresenta na fórmula o ácido, às vezes até três ou quatro, o salicílico veio para ficar e agregar satisfação.

Cremes são oleosos e só pioram a situação. Use produtos secantes a base de Ácido Salicílico

Nenhum comentário:

Postar um comentário